terça-feira, 23 de abril de 2013

A Igreja - I PARTE - 1/2.

1) - “E  rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós” 1 Tessalonicenses 5.12,13.

2) - “Assim também ficar a alma sem conhecimento não é bom; e o que se apressa com seus pés peca” – Provérbios 19.2.

3) - “Porque isto é bom e agradável diante de D’us, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” 1 Timóteo 2.3,4.

4) - “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,” – Hebreus 10.26.

5) - “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro” – 2 Pedro 2.20.

6) - “Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que d’Ele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza; antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!” – 2 Pedro 3.14-18.

Estudo – Parte 1

A IGREJA

Este ESTUDO tratará de um assunto desconhecido pela maioria das pessoas : A IGREJA.

Você conhecerá o que é a IGREJA.

Se você é um filho de D’us e não sabe distinguir a IGREJA em relação aos membros do Corpo de Cristo, saiba que a partir de agora descobrirá.

QUEM SÃO OS FILHOS DE D’US?
As Escrituras Sagradas nos responde:

“Porque todos sois filhos de D’us pela fé em Cristo Jesus;”(Gálatas 3.26 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

O Apóstolo Paulo aqui, direciona esta Verdade, aos crentes(IGREJA) de uma região denominada de Galácia.

No contexto dessa verdade, importa-nos sabermos definir à Luz da Palavra de D’us, o significado de “filho de D’us”.

Atentemos pois para 02(duas) situações:
  • Filhos de D’us – segundo a condição de “Raça Humana”, no contexto da Gênesis(criação):
  1. São todos os Homens(a humanidade), desde Adão o primeiro homem(denominado varão) e Eva, a primeira mulher(denominada varoa), indistintamente de nação(povos), raça(etnia racial), credo religioso ou político, dentre outros fatores. Filhos porque Élohim - o D’us Criador, criou a todos, ou seja, concedeu existência a eles.


  • Filhos de D’us – segundo o sentido bíblico:

O homem tem o poder(o direito), de tornar-se “filho de D’us” somente se crer no Há Shem(em o nome) de Yeshua(Jesus Cristo). Quando ele o recebe, nasce de novo e é feito filho de D’us.

Vejamos isso, à Luz da Palavra de D’us:

“Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de D’us: aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de D’us.” - (Jo 1.12,13 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).



É importante notar que João nunca emprega o substantivo "fé" (gr. pistis). Entretanto, emprega o verbo "crer" (gr. pisteuo) 98 vezes. Para João, a fé salvífica é, pois, uma atividade; algo que as pessoas realizam. A verdadeira fé não é crer e confiar de modo estático em Jesus e na sua obra redentora, mas uma dedicação amorosa e abnegada que continuamente nos aproxima Ele como Senhor e Salvador (cf. Hb 7.25) - ”Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a D’us, vivendo sempre para interceder por eles.”. (®NOTA TEOLÓGICA – Bíblia de Estudo Pentecostal: João Ferreira de Almeida(RC) Ed. 1995 – CPAD).

E ainda:

Este versículo retrata claramente como a fé salvífica é tanto um ato instantâneo como uma atitude da vida inteira. (1) Para alguém se tornar filho de D’us, deve "receber" (gr. elabon, de lambano) a Cristo. O tempo pretérito do aoristo aqui denota um ato definido de fé. (2) Após este ato de fé, de receber a Cristo como Salvador, deve haver da parte do pecador uma ação contínua de crer. O verbo "crer" (gr. pisteuosin, de pisteuo) é um particípio presente ativo, indicando a necessidade da perseverança no crer. A fé genuína precisa continuar após o ato inicial da pessoa aceitar a Cristo para que ela seja salva. "Aquele que perseverar até ao fim será salvo" (Mt 10.22b; 24.13). ®NOTA TEOLÓGICA – Bíblia de Estudo Pentecostal: João Ferreira de Almeida(RC) Ed. 1995 – CPAD.
  • “Também lhes darei na minha casa e dentro dos  meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles que nunca se apagará.”(Isaías 56.5 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD)Ver         Ap 2.17(Base Bíblica): “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” – (J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).
  • “Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de D’us. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele.” ( 1 João 3.1 – J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).
  • “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de D’us?”(1 João 5.5 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD).
Portanto temos aqui, à Luz da Palavra de D’us, uma grande e poderosa Revelação”: nem todas as pessoas são “filhos de D’us” no sentido bíblico.

Não seja-vos o caso, se acaso alguns de vós ainda não o sejam, de ficardes surpresos(o de  não serdes filhos de D’us para salvação em Yeshua – Jesus Cristo).     

  • “Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos.”(Hebreus 12:8 – J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).


  • “Também Isaías clamava acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.”(Romanos 9:27 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD).
Embora ao longo de toda a história e a partir do século III depois de Cristo (d.C.), a IGREJA, no seu aspecto primitivo, começou a ser contaminada, culminando nos dias atuais , numa verdadeira confusão, (a da divisão – ou seja, confusão da divisão), chegando-se ao ápice do envolvimento com o mundo (aos que não estão familiarizados com o termo mundo, do lado negativo, ele diz respeito a todo o sistema contrário à vontade de Deus para com os seus filhos).

QUAL É A VONTADE DE D’US?

A vontade de D’us está revelada na Bíblia(Sua Palavra impressa): AS ESCRITURAS DOS PROFETAS(Rm 16.26) ou SANTAS ESCRITURAS(Rm 1.2).

Esse envolvimento com o mundo deu-se quando o Império Romano transformou a IGREJA numa religião.

Falar da IGREJA, torna-se um assunto complexo, pois a maioria dos filhos de D’us têm por conceito ensinado pelo homem que ela é uma construção física e que pode estar localizada em cada rua, cada esquina ou cada praça.


Felizmente, esse conceito está totalmente errado e é contrário à revelação Divina.



Embora muitos PASTORES(ou doutores, mestres, ensinadores, estudiosos, Institutos Teológicos, Academias ou acadêmicos dessa matéria) sejam radicalmente a favor desse conceito, não possuem base bíblica alguma nos seus ensinamentos relacionados à ela(à IGREJA – quanto à significância do termo).


Na realidade estes, infelizmente, são vítimas de Satanás (o inimigo de D’us) que cegou os seus entendimentos para que ela(a IGREJA) não os seja revelada.

“Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; antes, rejeitamos as coisas que, por vergonha, se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de D’us; e assim nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de D’us, pela manifestação da verdade. Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de D’us. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos, por amor de Jesus.”(2 Co 4.1-5 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD).

Em contrapartida, outros admitem que ela(a IGREJA) não é física, porém, não assumem a posição adequada para existir como IGREJA.

Assim, os filhos de D’us que O amam, são impedidos de terem uma experiência pessoal e genuína com Ele. Quando as têm, não percebem.  A existência terrena passa e muitos perecem e perecerão na condenação eterna.

Muitos quando passam por um momento emotivo superficial, atribuem que tocaram em Deus.


Somente tendo a visão e conhecimento do que é a IGREJA e a realidade do que é ser um membro do Corpo de Cristo, poderão perceber o verdadeiro tocar de D’us.


Dus manifesta-se única e exclusivamente na IGREJA e Satanás teme a expressão da unidade do Corpo de Cristo.

Neste estudo das ESCRITURAS(ou Profecias) de D’US, o Apóstolo Tiago em sua Epístola(ou Carta), nos incita a uma excelente expectação quando nos diz: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.”(Tiago 1.5 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD).

Da mesma forma o próprio Yeshua(Jesus)nos convida a transpormos os “Portais Eternos” da SABEDORIA, saciando nossa “sede” do conhecimento de D’us, quando expressa à IGREJA estas Palavras: “E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida.”(Apocalipse 22:17 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD).

Quanto a se ter conhecimento de D’us, vejamos o que nos diz AS ESCRITURAS através do Apóstolo Paulo:

“Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.(1 Coríntios 15.34 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD).

E ainda:


“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes, certamente, cheiro de morte para morte; mas, para aqueles, cheiro de vida para vida. E, para essas coisas, quem é idôneo? Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.”(2 Coríntios 2.14-17 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD).


Portanto a você que é filho de D’US, permaneça em espírito e oração; sempre pedindo luz ao Senhor.

LER Efésios 4.17-32.

E ainda:
v  “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo, e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.”(2 Coríntios 10.4-6 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

v  “Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas esses que se medem a si mesmos e se comparam consigo mesmos estão sem entendimento.”(2 Coríntios 10.12 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

v  “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”(1 João 5.20 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

 SOBRE A IGREJA

“Assim também ficar a alma sem conhecimento não é bom; e o que se apressa com seus pés peca.”(Provérbios 19.2 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).


“Eu vou à igreja” – Eis aí, um termo muito utilizado pela grande maioria dos chamados crentes ou não.


Será que a IGREJA é um local ou o lugar onde se entra?

Nas suas Epístolas(ou Cartas), o Apóstolo Paulo deixa claro essa questão.


Na Epístola aos Corintios (1Co 12.12-27 LER), ele fala sobre a unidade orgânica da IGREJA, ou seja, que ela, é VIVA.

Se a IGREJA possui vida, então...

QUEM É A IGREJA?

A IGREJA é a unidade dos filhos de D’us localizada numa cidade.

Essa unidade é expressa em vários termos que o Apóstolo utiliza em suas Epístolas.

Atente aos termos a seguir e suas respectivas interpretações:
  • "A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, ..." (Romanos 1.7 – J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Paulo direciona a Epístola aos filhos de D’us que estão na cidade de Roma.

Atente à expressão "que estais em Roma” (ou que estão na cidade de Roma).

Ela é uma das chaves para se compreender o que é a IGREJA e onde ela está localizada.
  • "À igreja de D’us que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos..." (1 Corintios 1.2 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Paulo direciona a Epístola à IGREJA, completando o direcionamento ele menciona  "aos santificados... chamados santos".


Há a ligação do termo IGREJA” com “os santos”, ou seja, os santos são a explicação do termo IGREJA – isto é, trata-se de um mesmo significado do termo.


A IGREJA são os chamados “santos”. Os chamados “santos” é a IGREJA. 

  • "... à igreja de D’us que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia." (2 Corintios 1.1 – J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Mais uma vez o termo IGREJA associado aos santos.

Paulo direciona a Epístola à IGREJA(“aos santos em Corinto”) e à todos “os santos da Acaia”, ou seja, uma região com várias cidades.
  • "E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia."..."Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou..." (Gálatas 1.2,6 – J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Paulo escreveu às IGREJAS da Galácia.

A Galácia também era uma região com várias cidades.

No versículo “6” o Apóstolo Paulo define quem são as IGREJAS (unidade dos santos em cada cidade da região da Galácia) nas expressões “passásseis” e “vos”.
  • "... aos santos que estão em Éfeso,..." (Efésios 1.1 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Aqui, o Apóstolo Paulo não usa o termo IGREJA, mas, à luz das passagens anteriores, percebe-se o sub-entendimento.


O termo "santos que estão em Éfeso" define a unidade dos filhos de D’us numa cidade.
  • "... a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:..." (Filipenses 1.1 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Além do que já foi visto, o Apóstolo Paulo acrescenta o termo "com os bispos e diáconos", isto é, os bispos e diáconos fazem parte dos santos, não são uma classe especial e estão no mesmo nível... fazem (ou são) parte da mesma unidade.
  • "Aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que se encontram em Colossos:..." Colossenses 1.2 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

À luz dos versículos anteriores, vê-se a unidade dos filhos de Deus na cidade de Colossos.


Aqui ocorre o acréscimo da palavra “irmãos”.


Isso reforça que “esses santos” não são uma unidade individual, são uma unidade possuidora da mesma vida, pois possuem o mesmo Pai.


A expressão “aos santos e irmãos” ainda revela-nos, que essa unidade é uma família e que possui um relacionamento familiar.

  • “Porque, assim o que santifica como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,” (Hebreus 2.11 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Vamos à Luz da Palavra(Profecia) de D’us, buscarmos entendimento para quem são de fato ou verdadeiramente os “irmãos”(IGREJA) de Jesus(YESHUA). Vejamos o texto transcrito no Santo Evangelho de Nosso Senhor:

  • “46-E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. 47-E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. 48-Porém ele, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? 49 E, estendendo a mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; 50-porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, e irmã, e mãe.” (Mateus 12.46-50 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Meditando ainda no Santo Evangelho de Nosso Senhor e buscando entendimento no que nos fôra relatado e escrito pelo Dr.(médico) Lucas gentio convertido, único escritor humano de livros da bíblia não-judeu -  percebemos que o escritor foi mais direto e objetivo(entendimento profundo), quanto à passagem(Verdade) retro-transcrita:
  • “Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de D’us e a executam.” (Lucas 8.21 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Ao lermos o texto abaixo transcrito, percebemos de maneira clara a ação direta, e prova da presença do Espírito Santo(Rúach Hákodeshi), nas duas situações, nas vidas do Evangelista Lucas e do Apóstolo João, expressando e revelando-nos a mesma, profunda, única e resplandecente Verdade:
  • “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” (Apocalipse 1.3 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Entendemos por certo frente a todo o exposto, que “aqueles” e tão somente “estes”, que ouvem a palavra de D’us e a executam” em Lucas 8.21, é o mesmo que “aquele que lê”, “os que ouvem” e “guardam” a Palavra da Profecia do Livro( conf. o Apocalipse 1.3), que escreveu o Apóstolo João.

Vemos que ambos, escreveram a concordância dessa Verdade em tempos(épocas) diferentes, com único significado revelado em Espírito e Verdade.

Algo precioso nos fôra revelado aqui, ou seja: “aqueles que ouvem a Palavra de D’us e a executam”(Lucas 8.21) e o que lê, os que ouvem e guardam Essa Palavra”(Apocalipse 1.3) , são por certo “A IGREJA - os que A vivem e testificam no mundo Dela(da Palavra) e portanto são “os que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus”(Mateus 12.50) – e ainda, segundo o que nos afirma o Senhor Jesus(YESHUA), como Verdade,  “este é meu irmão, e irmã, e mãe.”(Mateus 12.50b).

Santos e irmãos não mostram duas categorias de pessoas, porém expressa, que todos os chamados “santos”, são “irmãos”.

"... à igreja dos tessalonicenses, em D’us, o Pai e no Senhor Jesus Cristo." - “...à igreja dos tessalonicenses, em D’us, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo. (1 e 2 Tessalonicenses 1.1 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Esse termo "... à igreja dos tessalonicenses..." é comum nas duas Epístolas(Cartas) do Apóstolo.


É um termo que dá a entender” que a IGREJA pode ser propriedade de alguém.


Porém é incorreta essa interpretação.


Aqui, Paulo está demonstrando que a IGREJA é constituída de Homens – seres humanos(homens e mulheres).


Estes, estão em D’us, no (“em”) - dentro de(o) Senhor Jesus Cristo(no ADHONAI YESHUA HÁ MASHIACH).


A Oração(falar) do Senhor(ADHONAI) que está no Evangelho em João 17.21,23 ajudará a entender melhor e diz o seguinte:
  • "a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste."... "eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim." (J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

A Oração(falar) do Senhor revela um viver mútuo entre Deus, O Senhor Jesus Cristo e todos os que crêem Nele (no Senhor Jesus Cristo).
Neste contexto, fica claro que a IGREJA não é propriedade do homem ou do que se diz fundador dela; e esses nem possuem o direito de reivindicá-la para si. Ela é um organismo vivo tendo como natureza a vida de D’us (não a Deidade) em Jesus Cristo expressada na unidade dos Seus filhos.
Conforme as Epístolas(Cartas) aos Corintios, ela(a IGREJA) é de D’us, ou seja, pertence a D’us: sendo tão somente Sua, propriedade particular.
  • “Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.” (1 Coríntios 12.2 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).
  • “E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve.” (Malaquias 3.17,18 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Precisamos ainda à Luz da Palavra(Profecia) de D’us, encontrarmos o melhor “foco” de entendimento para as expressões acima, utilizadas pelo Apóstolo Paulo e pelo Profeta Malaquias, pois ambos aqui, pretendem revelar-nos(passar-nos) uma grande Verdade oculta à compreensão de Homens comuns.
Um ponto a observarmos, é que tanto o Apóstolo como o Profeta, possuíam o conhecimento e entendimento das Escrituras dita através do Profeta Isaías.
Esse mesmo Profeta dá-nos o perfeito entendimento das expressões utilizadas tanto por Paulo como quanto, por Malaquias.
Então, o que é ser para D’us “membros particular” e “particular tesouro”, à Luz das Sagradas Escrituras(a Bíblia)?

  • “E serás uma coroa de glória na mão do SENHOR e um diadema real na mão do teu D’us.” (Isaías 62.3 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Sem sombra de questionamento algum, infere-se que a IGREJA é uma unidade viva em cada cidade.
I.        Eis o aspecto local, ou seja, a localização da unidade dos santos:
  • Esse é o aspecto físico da IGREJA.

     II.        O aspecto espiritual está na sua universalidade:

  • É a mesma estrutura local em cada cidade, cada Estado, cada País e de modo geral no Globo Terrestre.
  • A mesma visão, o mesmo Senhor .  (Ao menos, é o que deverá ser no sentido Bíblico dessa Verdade).

A pluralidade da IGREJA consiste da sua localização, ou seja, em cada cidade.
Sua singularidade consiste dela ser uma na Terra.
Completando esse pensamento, os capítulos 2 e 3 do livro do Apocalípse, escrito pelo Apóstolo João numa visão dada pelo Senhor(ADHONAI) Jesus(YESHUA), mostram-nos sete cartas, cada uma, direcionada a uma determinada cidade.
Vejamos à Luz da Palavra(Profecia) de D’us:

*      Primeira Carta:        IGREJA de ÉFESO            – conf. Apocalipse 2.1-7.
*      Segunda Carta:       IGREJA de ESMIRNA       – conf. Apocalipse 2.8-11.
*      Terceira Carta:        IGREJA de PÉRGAMO     – conf. Apocalipse 2.12-17.
*      Quarta Carta:           IGREJA de TIATIRA          – conf. Apocalipse 2.18-29.
*      Quinta Carta:           IGREJA de SARDES         – conf. Apocalipse 3.1-6.
*      Sexta Carta:            IGREJA de FILADÉLFIA – conf. Apocalipse 3.7-13.
*      Sétima Carta:          IGREJA de LAODICÉIA    – conf. Apocalipse 3.14-22.


Até aqui, você teve uma visão da IGREJA como uma unidade dos filhos de D’us numa determinada localidade e que esta unidade possui uma vida comum entre eles.
Agora, você terá uma outra visão da IGREJA que é o complemento da anterior e que está relacionada com o próprio significado etimológico da palavra IGREJA.
( ... ) 

Não deixe de acompanhar a II PARTE desse ESTUDO!

Até lá...


PESQUISADOR: Pr. Valdo Pistório
Bauru/SP – (14) 8173-9982(TIM) – (14) 9127-4643(CLARO) – (14) 9803-9102
Hotmail: vpbauru.sp@hotmail.com Facebook: Valdo PistórioZello: Sala Filhos do Rei Jesus(VOZ MISSIONÁRIA)



ÉL MÉLECH!
Amém!

BARUCH HÁ SHEM!
Bendito seja O Nome!

VOZ MISSIONÁRIA