__________________________________________________________________________
*********DAS TREVAS DO ESPIRITISMO -
PARA A LUZ DAS ESCRITURAS SAGRADAS.* *******
__________________________________________________________________________
|
APRESENTAÇÃO – Origens.
O
|
Espiritismo
é, sem dúvida, uma das heresias que mais cresce no mundo hoje. O
Brasil, particulamente, detém o triste recorde de ser o maior reduto
espiritista do mundo. O seu crescimento se dá, em grande parte, devido
ao fascínio que os seus ensinos exercem sobre as mentes das pessoas desprovidas
do verdadeiro conhecimento, e alienadas de DEUS.
Alheio à Palavra de Deus(Escrituras Sagradas ou
Bíblia) e divorciado de toda a VERDADE, o Espiritismo tem se
constituído numa espécie de “profundezas de Satanás”, pronto a
***** Fundação Espírita Allan Kardec - Hospital Psiquiátrico *****
─ FIGURA 02 ─
|
I. RESUMO HISTÓRICO DO ESPIRITISMO.
O
|
Espiritismo constitui-se no mais antigo
engano religioso já surgido. Porém, em sua forma moderna como hoje é
conhecido, o seu ressurgimento se deve a duas jovens norte-americanas,
MARGARET e KATE FOX, de Hydesville, Estado de Nova Iorque, EUA.
1.1. Estranhos Fenômenos.
E
|
mbora a “necromancia” e o contato com toda sorte
de espíritos, seja um fenômeno presente na história há milênios, o Espiritismo
Moderno, no entanto, tem sua origem com as irmãs KATE e MARGARET FOX, em 1848, em
Hydesville, Nova York, EUA. Por meio de alegados contatos com supostos “espíritos
desencarnados” (o que se descobriu mais tarde ter sido uma fraude), a
comunicação com “espíritos” do “Além” (O que vem depois da morte; o outro mundo; a
eternidade, o desconhecido, o além-mundo, o além-túmulo; a ultravida), se espalhou pela Europa
e EUA.
1.2. Expansão do Movimento.
P
|
artindo desse acontecimento, que recebeu ampla
cobertura dos meios de comunicação da época, sessões espíritas
propagaram-se por toda a América do Norte. Na Inglaterra, porém, “a
consulta aos mortos já era muito popular” entre as camadas sociais mais
elevadas. Por conseguinte, os médiuns norte-americanos encontraram alí solo
fértil onde a semente do supersticionismo
espiritista haveria de ser semeada, nascer, crescer, florescer e
frutificar. Na época, outros países da Europa também foram visitados com sucesso
pelos espíritas norte-americanos. A manifestação se tornou popular pela
instrumentalidade de um estudioso francês chamado HIPPÓLYTE DE LÉON
DENIZARD RIVAIL (verdadeiro
nome de Allan Kardec), nascido em Lião, em 1804, filho de advogado. Segundo
afirmava dele próprio, era a “reencarnação” de um poeta celta.
Intitulou-se ALLAN
KARDEC. Na
França, a figura de ALLAN
KARDEC, é
a principal dos arraiais espiritistas. Dizia ter recebido “a missão de
pregar uma nova religião”, o que começou a fazer, a 30 de abril de
1856. HIPPÓLYTE transformou as
contraditórias e populares crenças espíritas em um “corpo
doutrinário” coeso. E fez isso com a publicação dos seguintes livros de sua
autoria: O
LIVRO DOS ESPÍRITOS
(1857 – um ano depois), O QUE É ESPIRITISMO (1859), O LIVRO DOS MÉDIUNS (1861), O EVANGELHO SEGUNDO
O ESPIRITISMO
(1864), O
CÉU E O INFERNO
(1865), A
GÊNESE
(1868) e OBRAS
PÓSTUMAS. Dotado de
inteligência e inigualável sagacidade, estudou toda a literatura afim
disponível na Inglaterra e nos Estados Unidos, e dizia ser guiado
por “espíritos protetores”. Notabilizou-se por introduzir no espiritismo
a idéia da “reencarnação”.
ALLAN KARDEC, o pai do Espiritismo:
Allan Kardec - Obras
***** Hippolyte Léon Denizard Rivail *****
─ FIGURA 03
|
H
|
omem(e não Deus), dotado de
características físicas e mentais de grande resistência, ALLAN KARDEC foi “apóstolo” das
novas idéias que haveriam de influir na organização do Espiritismo.
Fundou a REVISTA
ESPÍRITA,
periódico mensal editado em vários idiomas. Ele mesmo assentou as bases da “SOCIEDADE CONTINUADORA
DA MISSÃO DE ALLAN KARDEC”. Morreu em 1869.
O
|
KARDECISMO afirma ter buscado uma “fusão”
com o genuíno Evangelho de Jesus, o Cristo, mas “nega” as doutrinas
fundamentais do cristianismo. Vejamos, para o KARDECISMO Deus seria uma inteligência infinita, um
poder impessoal que controla o Universo; e Jesus seria apenas um “médium”
ou um “espírito altamente evoluído” que teria retornado a este mundo,
com o intuito, de “elevar o nível espiritual” da humanidade.
A
|
lguns grupos espíritas, chegam a “negar”
que Jesus tenha tido um corpo físico como o nosso. E “negam”
também a morte expiatória e a ressurreição corporal de
Jesus. Mesmo utilizando amplamente as Escrituras Sagradas, para defender suas
posições, o Espiritismo não considera a Bíblia um “livro
inspirado” e infalível, e muito menos normativo em qualquer sentido. Na
verdade, sua postura diante da Bíblia é mais de “crítica e rejeição”, do
que de aceitação.
C
|
onsideram que o Espírito Santo (O
Espírito de Deus), é uma “falange de espíritos”, a qual Jesus
denomina de “O Consolador”; e esses espíritos teriam, por meio de KARDEC, trazido a perfeita
revelação à humanidade. A salvação não é, de forma alguma, mediante a
fé no sacrifício de Jesus (O Cristo), mas sim, pelas “boas obras”, pelo
processo de sucessivas “reencarnações”, por meio das quais o “carma”
deve ser completamente pago.
❶ NOTAS EXPLICATIVAS
|
|
CARMA
|
[Do sânscr. karman,
‘ação’]
─ Nas filosofias da Índia, o conjunto das ações
dos homens e suas conseqüências.
|
Liga-se o carma às diversas teorias de
transmigração, e por meio dele se definem as noções de destino, do desejo
como força geradora do destino, e do encadeamento necessário, por força
desses dois fatores, entre os diversos momentos da vida dos homens.
|
N
|
ecromancia, “passes”,
curas, cânticos..., tudo isso faz parte de suas práticas. Existe uma Federação
de grupos espíritas – a FEDERAÇÃO
ESPÍRITA,
mas a diversidade entre esse “movimento religioso” é muito grande, com muitos
pontos antagônicos e conflitantes.
Embora
consideremos o Espiritismo igual em toda a sua maneira de ser, os
próprios espíritas admitem haver diferentes
formas de Espiritismo, assim designadas:
2.1. Espiritismo Comum.
Dentre as muitas práticas dessa classe de Espiritismo,
destacam-se as seguintes:
2.1
– ESPIRITISMO COMUM
|
|
Quiromancia
|
Adivinhação
pelo exame das linhas da palma da mão – O mesmo que “quiroscopia”.
|
Cartomancia
|
Adivinhação
por meio de cartas de jogar.
|
Grafologia
|
Estudo
dos elementos normais e principalmente patológicos de uma personalidade,
feito através da análise da sua escrita (como por exemplo: o tamanho das
letras, o ângulo de inclinação, a regularidade, a rapidez e a espessura do
traçado).
|
Hidromancia
|
Arte de
advinhar por meio da água.
|
Astrologia
|
Estudo
e/ou conhecimento da influência dos astros, especialmente dos signos, no
destino e no comportamento dos homens; também conhecida como “uranoscopia”.
|
2.2. Baixo Espiritismo.
O
|
“Baixo Espiritismo”, também
conhecido como “Espiritismo Pagão”, inculto e sem disfarce,
identifica-se pelas seguintes práticas:
2.2 - BAIXO ESPIRITISMO
|
|||
Vodu
|
|
Umbanda Branca
|
|
Candomblé
|
|||
Umbanda
|
Umbanda de Angola
|
||
Umbanda de Branco
|
|||
SUBDIVISÕES
|
|||
|
|||
Umbanda de Cáritas
|
|||
Quimbanda
|
Umbanda de Linha Branca
|
||
Macumba
|
2.2 – BAIXO ESPIRITISMO [ESPECIFICAÇÕES]
|
||
VODU
|
·
Culto de negros antilhanos, de origem animista e que se
vale(serve) de certos elementos do ritual católico. Praticado
principalmente no Haiti.
·
Designação comum às divindades do Daomé.
Culto de origem Jeje-daomeana, praticado nas Antilhas,
principalmente no Haiti; e que combina elementos de “possessão e magia”
com influências cristãs, apresentando semelhanças com o candomblé
afro-brasileiro.
|
|
CANDOMBLÉ
|
·
Religião dos negros ioruba, na Bahia(BR).
·
[De origem africana] ─ Religião introduzida no Brasil com
escravos, principalmente de regiões dos atuais Estados da Nigéria e do Benim,
na qual seguidores novos e ancestrais, reais ou míticos, eram divinizados em
cultos públicos ou secretos.
·
Designação genérica de diversas seitas derivadas do
candombé, e que atualmente apresentam influências estranhas à sua cultura
(como por exemplo: elementos bantos, do espiritismo, rituais e mitos de povos
indígenas, etc...).
|
|
UMBANDA
|
·
Designação dos cultos afro-brasileiros, que se confundem
com os da macumba e dos candomblés da Bahia(BR), xangô de Pernambuco,
pajelança da Amazônia, do catimbó e outros cultos sincréticos.
·
Sincretismo nascido no Rio de Janeiro na virada do século
XX e talvez, derivado da “cabula”, que já no fim do século XIX, registra
elementos bantos, espíritas e palavras do jargão umbandista atual; hoje a
“umbanda”, apresenta-se fracionada em dezenas de grupos que englobam
influências esotéricas, cabalísticas, orientais, católicas, etc... –
[Conforme “macumba” e “quimbanda”].
·
Outro termo utilizado para designá-la é o termo Angolano: “Artes
da Feitiçaria”.
|
|
SUBDIVISÃO
|
I.
Umbanda Branca – Culto
umbandista muito próximo ao kardecismo, os quais dizem trabalhar só para o
bem e no qual só se usam roupas rituais simples e brancas; umbanda de branco,
umbanda de cáritas, umbanda de linha branca.
|
|
II.
Umbanda de Angola – Culto
umbandista muito influenciado pelo candomblé de rito angola, tal como o culto
“omolocô”.
|
||
III.
Umbanda de Branco – O mesmo
que umbanda branca (em toda sua forma de expressão, rito e culto).
|
||
IV.
Umbanda de Cáritas – O mesmo
que umbanda branca (em toda sua forma de expressão, rito e culto).
|
||
V.
Umbanda de Linha Branca – O mesmo
que umbanda branca(em toda sua forma de expressão, rito e culto).
|
||
QUIMBANDA
|
·
Ritual da macumba que se “confunde” com os da
umbanda.
|
|
MACUMBA
|
·
Sincretismo religioso afro-brasileiro derivado do
candomblé, com elementos de “várias religiões africanas”, de religiões
indígenas brasileiras e do catolicismo.
|
|
O
|
Espiritismo Científico
é também chamado “Alto Espiritismo”, “Espiritismo Ortodoxo”, “Espiritismo
Profissional” ou “Espiritualismo”. Ele se manifesta, inclusive, como “sociedade”,
como por exemplo, a LBV (Legião da Boa Vontade), fundada e presidida
por muitos anos pelo já falecido Alziro Zarur. Esta classe de Espiritismo
tem sido conhecida também como:
2.3 –
ESPIRITISMO CIENTÍFICO
|
|
ECLETISMO
|
·
Sistema filosófico dos que não seguem
sistema algum, escolhendo de cada um a parte que lhe parece mais próxima da
verdade.
|
ESOTERISMO
|
·
Doutrina ou atitude de espírito que
preconiza (apregoa) que o ensinamento da verdade deve reservar-se a um
número restrito de iniciados, escolhidos por sua influência ou valor moral.
|
TEOSOFISMO
|
·
Conjunto de doutrinas religioso-filosóficas
que têm por objetivo a “união do homem com a divindade”, mediante a elevação
progressiva do espírito até a iluminação. Iniciado por HELENA
PETROVNA BLAVASTKY, mística norte-americana (1831 ─ 1891), fanática
adepta do Budismo e do Lamaísmo.
|
2.4. Espiritismo
Kardecista.
O
|
Espiritismo Kardecista é a
classe de “Espiritismo” comumente praticada no Brasil e tem, como
principais, entre as suas muitas teses, as seguintes:
·
Possibilidade de comunicação com os “espíritos desencarnados”.
·
Crença da reencarnação.
·
Crença de que ninguém pode impedir o homem de sofrer as
conseqüências dos seus atos.
·
Crença na pluralidade dos mundos habitados.
·
A caridade (obras) é a virtude única, aplicada tanto aos vivos
como aos mortos.
·
Deus, embora exista, é um ser impessoal [Que não se refere ou não
se dirige a uma pessoa em particular, mas às pessoas em geral],
habitando um mundo longínquo.
·
Que mais perto dos homens, estão os “espíritos-guias”.
·
Jesus foi um “médium e reformador” judeu, nada mais que isto.
Se atentarmos para a verdade, evidentemente
o “diabo” é um demagogo muito versátil e maleável, capaz de muitas
transformações (transfigurações).
Vejamos e atentemos a isto:
❶ Aos PSICÓLOGOS, ele diz:
─ “Trago-vos
uma nova ciência”.
❷ Aos OCULTISTAS, assevera:
─ “Dou-vos
a chave para os últimos segredos da criação”.
❸ Aos RACIONALISTAS e TEÓLOGOS
MODERNISTAS, declara:
─ “Não
estou aí. Nem mesmo existo”.
Assim faz
o Espiritismo: muda de roupagem, como o camaleão muda de cor, de acordo com o
ambiente, ainda que, na essência, continue sempre o mesmo ─ supersticioso,
fraudulento, mau e diabólico.
III. A TEORIA DA REENCARNAÇÃO.
A
|
teoria da
Reencarnação, constitui-se no cerne de toda a discussão
espiritista. Destruída esta teoria, o Espiritismo “não poderá
subsistir”.
Sobre o assunto escreveu
o próprio ALLAN
KARDEC: “A
reencarnação fazia parte dos dogmas judaicos sob o nome de ressurreição... A
reencarnação é a volta da alma ou espírito, à vida corporal, mas em outro corpo
novamente formado para ele que nada tem de comum com o antigo” – (O
Evangelho Segundo o Espiritismo, PP. 24,25).
3.1. A Bíblia Nega a Reencarnação.
A
|
Bíblia
jamais faz qualquer referência à palavra “reencarnação”, tampouco
confunde-a com a palavra “ressurreição”. Segundo o dicionário Escolar da
Língua Portuguesa, de FRANCISCO
DA SILVEIRA BUENO,
“reencarnação” é o ato ou efeito de reencarnar, pluralidade de
existências com um só espírito; enquanto a palavra “ressurreição”, no grego,
é “anástasis” e “égersis”, (ou seja, levantar, erguer, surgir,
sair de um local ou de uma situação para outra) ─ no latim,
“ressurreição” é o ato de ressurgir, (voltar à vida, reanimar-se). Biblicamente,
entende-se o termo “ressurreição” como o mesmo que ressurgir dos mortos, e em
linguagem mais popular, união da alma e do espírito ao corpo, após a morte
física.
3.2. Ressurreição na Bíblia.
N
|
o decorrer de toda a narrativa bíblica, são
mencionados 08 (oito) casos de “ressurreição”, sendo 07
(sete) de – RESTAURAÇÃO DA VIDA –, isto é, ressurreição para tornar a morrer; e 01
(um) de – RESSURREIÇÃO –, no sentido pleno,
final – o de JESUS. Este foi diferente, porque foi “ressurreição
para nunca mais morrer”, não somente pelo fato de Ele ser Jesus, mas
porque, ao ressurgir, tornou-se Ele “o primeiro” da RESSURREIÇÃO REAL – (I Coríntios
15.20,23). A expressão “RESSURREIÇÃO
DENTRE OS MORTOS”,
como em Lucas 20.35 e Filipenses 3.11, implica uma ressurreição da qual somente
os JUSTOS participarão. Os
participantes da verdadeira ressurreição, não mais morrerão – Lucas 20.36. A
referida expressão e tradução correta do original - a palavra “DENTRE” – indica que os mortos ÍMPIOS continuarão sepultados
quando os SANTOS ressurgirem.
Os 07 (sete) outros casos de RESSURREIÇÃO na Bíblia, por ordem,
são:
1. O filho da viúva de
Serepta – I Reis 17.19-22.
2. O filho da sunamita – II
Reis 4.32-35.
3. O defunto que foi
lançado na cova de Eliseu o Profeta – II Reis 13.21.
4. A filha de Jairo –
Marcos 5.21-23,35-43.
5. O filho da viúva de Naim
– Lucas 7.11-17.
6. Lázaro – João 11.1-46.
7. Dorcas – Atos 9.36-43.
O caso da RESSURREIÇÃO de JESUS, que, como já dissemos, é diferente,
acha-se registrado em Mateus 28.1-10; Marcos 16.1-8; Lucas 24.1-12; João
20.1-10 e I Coríntios 15.4,20-23.
“A ressurreição implica a volta da vida
ao corpo já morto – o que a ciência demonstra ser materialmente impossível,
sobretudo quando os elementos desse corpo foram, depois de muito tempo,
dispersos e absorvidos”.
É evidente que esta teoria de ALLAN KARDEC não pode prevalecer,
uma vez que se baseia em “ conceitos de homens” e não nas Escrituras, que DECLARAM a possibilidade, ou
melhor dizendo – A
VERDADE da
ressurreição dos mortos.
Não é relevante citarmos aqui os casos de mortos
que foram ressuscitados antes de serem levados à sepultura. Vamos citar apenas 02
(dois) casos de mortos que foram “LEVANTADOS” dentre os mortos após 04 (quatro)
e 03 (três) dias de sepultados: LÁZARO e JESUS.
3.2.1. LÁZARO.
O TESTEMUNHO de João, no capítulo 11 (onze), é que
Lázaro:
1. “ ... estava morto” – vv. 14,21,32,37;
2. “ ... estava sepultado
já havia quatro dias”
– vv. 17,39;
3. “ ... já cheirava mal” – v. 39;
4. “ ... ressuscitou ainda
amortalhado”
– v. 44;
5. “ ... ressuscitou com o
mesmo corpo e com a mesma aparência que possuía antes de morrer” – v. 44.
3.2.2. JESUS.
O TESTEMUNHO das Escrituras quanto à morte e ressurreição de
JESUS, O Cristo,
é que:
1. Os soldados romanos
testemunharam que JESUS estava morto – João
19.33.
2. José de Arimatéia e
Nicodemos, sepultaram-no – João 19.38-42.
3. Ele (JESUS), ressuscitou no
primeiro dia da semana – Lucas 24.6.
4. Mesmo após ressuscitado,
Ele (JESUS), ainda portava as
marcas dos cravos nas mãos, para mostrar que seu CORPO, agora vivo, era
o mesmo no qual sofrera a CRUCIFICAÇÃO, porém, GLORIFICADO – Lucas 24.39; João
20.27.
3.3. Uma Teoria Absurda.
Procurando dar sentido bíblico à absurda “teoria
da reencarnação”, ALLAN
KARDEC
lança mão do capítulo 03 (três) do Evangelho de João, para dizer que JESUS ensinou sobre a
reencarnação.
Os tradutores da obra de ALLAN KARDEC – O EVANGELHO SEGUNDO O
ESPIRITISMO,
usaram a versão bíblica do PADRE ANTÔNIO PEREIRA DE FIGUEIREDO como texto base de sua
tradução, grifando o versículo 03 (três) do citado capítulo de JOÃO.
Vejamos o que diz o texto base de KARDEC:
“Na verdade te digo que não pode ver o
reino de Deus senão aquele que [renascer] de novo” – (ênfase e grifo meu).
Agora, vejamos o que diz realmente o versículo original,
na versão bíblica do PADRE
ANTÔNIO PEREIRA DE FIGUEIREDO:
“Na verdade, na verdade, te digo, que não
pode ver o reino de Deus, senão aquele que [nascer] de novo” –(ênfase e grifo meu).
[“Renascer”], já significa [“nascer
de novo”], enquanto [“renascer de novo”], constitui-se
numa intolerável redundância, mas não sem propósito por parte do ESPIRITISMO, que por tudo procura
provar que a absurda “teoria da reencarnação”, tem fundamento na Bíblia.
IV. JOÃO BATISTA, ERA O PROFETA ELIAS
REENCARNADO?
Dirigindo-se a JESUS, perguntaram-lhe os Seus discípulos: “Por quem dizem, pois,
os escribas ser necessário que Elias venha primeiro? Então JESUS respondeu: De
fato ( ... ) Elias já veio, e não o reconheceram, antes fizeram com ele tudo
quanto quiseram ( ... ). Então os discípulos entenderam que lhes falara a
respeito de João Batista”. – Mateus 17.10-13.
Acerca de JOÃO BATISTA, disse mais JESUS: “E, se o quereis dar
crédito, é este o Elias que havia de vir”. – Mateus 11.14.
4.1. Opinião Espiritista.
Prevalecendo-se do literalismo destas
passagens, escreveu ALLAN
KARDEC: “A
noção de que JOÃO BATISTA era ELIAS e de que os profetas
podiam reviver na Terra, depara-se em muitos passos dos Evangelhos,
especialmente nos acima citados. Se tal crença fosse um erro, JESUS não a deixaria de
combater, como fez com muitas outras, mas, longe disso, a sancionou com sua
autoridade... ‘
É ele mesmo o Elias, que havia de vir ’. Aí, não há nem figuras,
nem alegorias; é uma afirmação positiva” – (O Evangelho Segundo o
Espiritismo, pp. 25,27).
4.2. Objeção Bíblica.
Um dos conceitos de hermenêutica mais conhecido
é aquele segundo o qual a BÍBLIA interpreta-se a si
mesma. Portanto, somos impedidos de “ lançar mão ” de recursos alheios
ao contexto bíblico, para interpretar o mais simples dos seus ensinos.
A BÍBLIA MESMA DÁ RESPOSTAS ÀS SUAS
INDAGAÇÕES.
A pergunta: “ JOÃO BATISTA era ELIAS reencarnado ou
não? ”
– responde o próprio JOÃO
BATISTA, dizendo:
“ Não
sou ”
– João 1.21.
Sobre JOÃO BATISTA, diz Lucas 1.17: “ E irá adiante dele no
espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e
os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem
disposto ”.
Isto não quer portanto dizer, que JOÃO BATISTA fosse ELIAS, mas que no seu ministério “haveriam
peculiaridades” do ministério de ELIAS.
De fato, a BÍBLIA não trata de nenhum outro caso de dois homens,
cujos ministérios tenham tanta semelhança como JOÃO BATISTA e ELIAS. Tal fato, lembra-nos o “refrão popular”: “
Tal pai, tal filho ”. Isto portanto, em momento algum quer dizer-nos,
que “o filho” seja absolutamente igual “ao pai”, ou que um seja
“a reencarnação” do outro, mas sim, que existem características(hábitos)
comuns entre ambos.
4.3. 05(Cinco) Pontos a Considerar.
Dentre as muitas razões pelas quais cremos que JOÃO BATISTA não era ELIAS reencarnado, queremos
citar as seguintes:
1. Os judeus criam que JOÃO BATISTA fosse ELIAS “ressuscitado”, não “reencarnado”
– Lucas 9.7,8.
2. Se os judeus realmente
acreditassem que JOÃO
BATISTA era
ELIAS “reencarnado” e não “ressuscitado”,
não teriam em outra oportunidade, admitido que JESUS fosse ELIAS “ressuscitado”. JOÃO BATISTA e JESUS, que viveram simultaneamente por cerca de
30(trinta anos), não podiam ser ELIAS
“ressuscitado” ou “reencarnado” ao mesmo tempo – Lucas 9.7,9.
3. Se “reencarnação” é o
ato ou efeito de “reencarnar” – pluralidade de existências com um só
espírito – é evidente que um vivo não pode ser “reencarnação” de alguém
que nunca morreu. Fica claro assim que JOÃO BATISTA não era ELIAS,
já que este não morreu, pois foi arrebatado vivo ao céu – II Reis 2.11.
4. Se JOÃO BATISTA fosse ELIAS, quem primeiro teria
conhecimento disso teria sido ele mesmo e não os judeus ou os espíritas.
Àqueles que lhe perguntaram: “ És tu Elias? ”, ele respondeu
desembaraçadamente: “ Não sou ” – João 1.21.
5. Se JOÃO BATISTA fosse ELIAS “reencarnado”, no
momento da transfiguração de JESUS, teriam aparecido MOISÉS e JOÃO BATISTA, e não MOISÉS e ELIAS – Mateus 17.18.
Fica evidente, portanto, que a BÍBLIA não apóia a absurda teoria
espiritista da “reencarnação”. Até mesmo os chamados “fatos
comprovados” da “reencarnação”, apresentados pelos advogados do ESPIRITISMO, na verdade não
comprovam coisa alguma.
V. A INVOCAÇÃO DE MORTOS.
“Reencarnação e invocação de mortos”, são as 02(duas)
principais estacas de sustentação de toda a fraude espiritista. Se
ambas puderem ser removidas, o ESPIRITISMO ruirá irremediavelmente.
5.1. O que a BÍBLIA diz?
Aos HEBREUS que saíram do Egito e se aproximavam de Canaã,
por intermédio de MIOSÉS, disse o Senhor D’US:
“Quando entrares na terra que o Senhor,
teu D’us, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha,
nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem
encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem
mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é
abominação ao Senhor, e por estas abominações o Senhor, teu D’us, as lança fora
de diante de ti. Perfeito serás, como o Senhor, teu D’us. Porque estas nações,
que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o
Senhor, teu D’us, não permitiu tal coisa” – Deuteronômio 18.9-14.
Com base nestas palavras de MOISÉS, no seu livro O CÉU E O INFERNO, aduz ALLAN KARDEC: “... Moisés devia,
pois, por política, inspirar nos hebreus aversão a todos os costumes que pudessem
ter semelhança e pontos de contato com o inimigo” – grifo meu (ESPIRITISMO KARDECISTA - Livro: O CÉU E O INFERNO – Autor: Allan
Kardec.
5.2. D’us Condena a Invocação de Mortos.
Alegar que MOISÉS se opunha aos costumes
pagãos dos cananeus baseado em razões simplesmente políticas, como afirma ALLAN KARDEC, atesta a completa
ignorância do ESPIRITISMO
quanto às ESCRITURAS SAGRADAS.
A proibição divina de consultar os mortos, “não
prova que havia comunicação com os mortos”. Prova apenas, que “havia
a consulta aos mortos”, o que não significa, “comunicação real com
eles”. Era apenas “uma tentativa de comunicação”. Na prática, de tais
consultas aos mortos, sempre existiram embustes, mistificações, mentiras,
farsas e manifestações de demônios. É o que acontece nas SESSÕES ESPÍRITAS, onde espíritos
demoníacos, espíritos enganadores, manifestam-se identificando-se, como
pessoas amadas que morreram e já deixaram a vida terrena(vida física, segundo a
carne).
Alguns desses “espíritos”(demônios ou
anjos caídos), têm aparecido, identificando-se com os nomes de grandes
homens, ministrando ensinos e até apresentando projetos éticos e humanitários,
que terminam sempre em destroços. São “espíritos”(demônios ou anjos
caídos), que se prestam ao serviço do pai da mentira – SATANÁS.
O povo de D’us, porém, possui a inigualável
REVELAÇÃO
DE D’US, pela qual disciplinam a
sua vida:
“Quando vos disserem: Consultai os que
têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes;
não recorrerá um povo ao seu D’us? A favor dos vivos interrogar-se-ão os
mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca
verão a alva”
– Isaías 8.19,20.
5.3. O Estado dos Mortos.
O testemunho geral das ESCRITURAS é que os mortos,
devido “ao estado em que se encontram”, não têm parte em nada do
que se faz e acontece na Terra.
Vejamos o que diz a BÍBLIA, nos textos que se
seguem abaixo:
Eclesiastes 9.5,6 – “Porque
os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem
tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao
esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram e já não
têm parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol”.
Salmos 88.10-12 – “Mostrarás
tu maravilhas aos mortos, ou os mortos se levantarão e te louvarão? Será
anunciada a tua benignidade na sepultura, ou a tua fidelidade na perdição?
Saber-se-ão as tuas maravilhas nas trevas, e a tua justiça na terra do
esquecimento?”
Isaías 38.18,19 – “Porque
não pode louvar-te a sepultura, nem a morte glorificar-te; nem esperarão em tua
verdade os que descem à cova. Os vivos, os vivos, esses te louvarão, como eu
hoje faço; o pai aos filhos fará notória a tua verdade”.
Jó 7.9,10 – “Tal como a
nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.
Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá”.
Nenhum dos textos bíblicos mencionados contradiz
a esperança bíblica da ressurreição dos mortos - uns para a vida
eterna, outros para vergonha e perdição eterna. Os citados textos, mostram sim,
que o homem após a morte, na sepultura, jamais poderá voltar à vida de
outrora; e que, na sepultura nada poderá fazer por si mesmo e muito
menos pelos vivos que ainda estão na Terra.
VI. SAUL E A MÉDIUM DE
EN-DOR.
[Antes de prosseguirmos,
pegue a sua BÍBLIA, e abra-a em I Samuel 28. Examinaremos todo o
capítulo e seu texto] – (Fazer leitura de todo
o capítulo 28 de livro de I SAMUEL, antes de prosseguir).
Pois bem, concluída agora a leitura desta porção
das ESCRITURAS, com toda a certeza, vêm
à mente perguntas tais como:
1. É ou não, possível
comunicar-se com os espíritos de pessoas mortas(falecidas)?
2. Foi ou não, SAMUEL quem apareceu na
“sessão espírita” de En-Dor?
Muitas respostas poderiam ser dadas aqui, frente
ao texto; como por exemplo:
1.
A
assembléia judaica, sempre acreditou que SAMUEL realmente apareceu
naquela ocasião. Essa também era a opinião de alguns dos mais destacados
líderes da Igreja dos primeiros séculos; entre eles cito: JUSTINO MÁRTIR e ORÍGENES.
2.
Já
TERTULIANO, JERÔNIMO, LUTERO e CALVINO – acreditavam que um DEMÔNIO apareceu em forma de
pessoa, personificando o Profeta SAMUEL.
6.1. Análise do Caso.
Até mesmo uma despretensiosa análise de I
Samuael 28, mostra com clareza meridiana, que um espírito de engano e não o
Profeta SAMUEL, foi quem apareceu na “sessão
espírita” de En-Dor.
Dentre as muitas provas contra a opinião de que
o Profeta SAMUEL apareceu naquela
ocasião, destacam-se as seguintes:
1. Nem a médium, nem o seu “espírito
de mediunidade”, exerciam qualquer poder sobre a pessoa do Profeta SAMUEL. Só D’us exercia esse
poder, pelo que não iria permitir que Seu servo fiel, viesse a tornar-se parte
de uma prática que o próprio D’us condenou – Conf. Deuteronômio 18.9-14.
2. Após informar ao rei SAUL que D’us o tinha
rejeitado, o Profeta SAMUEL nunca mais disse
coisa alguma a esse rei.
3. Se fosse o Profeta SAMUEL quem aparecera na
ocasião, ele não teria mentido, dizendo que o rei SAUL perturbara seu descanso,
se D’us e não SAUL, lhe tivesse ordenado; nem dizendo que o
rei SAUL
e
seus filhos estariam com ele no dia seguinte – versículos
15,16,19.
“Samuel
disse a Saul: Por que me desinquietaste, fazendo-me subir? Então, disse Saul:
Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem
desviado de mim e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem
por sonhos; por isso, te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de
fazer. Então, disse Samuel: Por que, pois, a mim me perguntas, visto que o
SENHOR te tem desamparado e se tem feito teu inimigo? E o SENHOR entregará também
a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis
comigo; e o arraial de Israel o SENHOR entregará na mão dos filisteus”.
4. O próprio Saul disse que
D’us já não lhe respondia, nem pelo ministério dos profetas e nem por sonhos – versículos
6,15 – pelo que D’us, sendo justo, no último momento, não agiria como segue
abaixo:
“E perguntou
Saul ao SENHOR, porém o SENHOR lhe não respondeu, nem por sonhos, nem por Urim,
nem por profetas. Samuel disse a Saul: Por que me desinquietaste, fazendo-me
subir? Então, disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam
contra mim, e Deus se tem desviado de mim e não me responde mais, nem pelo
ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso, te chamei a ti, para que me
faças saber o que hei de fazer”.
- Não teria cedido ao desejo de SAUL de receber outra revelação.
- Não teria entrado em contradição com a Sua Palavra, a qual nega a possibilidade de vivos terem contato com os mortos – Conf. Jó 7.9,10; Eclesiastes 9.5,6; Lucas 16.31.
Jó 7.9,10 – “Tal como a
nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.
Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá”.
Eclesiastes 9.5,6 – “Porque
os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem
tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao
esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram e já não
têm parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol”.
Lucas 16.31 – “Porém Abraão
lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda
que algum dos mortos ressuscite”.
- Não teria criado a impressão, de que tentar entrar em contato com os mortos, não é tão mau, como antes ELE(D’us) mesmo dissera ser – Conf. Deuteronômio 18.9-14.
- Não teria afirmado que SAUL deveria morrer por causa da consulta feita à médium, à pitonisa de En-Dor – conf. I Crônicas 10.13.
I Crônicas 10.13 – “Assim,
morreu Saul por causa da sua transgressão com que transgrediu contra o SENHOR,
por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque
buscou a adivinhadora para a consultar...”
5. SAUL disse à médium(pitonisa),
a quem deveria chamar.
De acordo com O ESTUDO DOS FENÔMENOS PSÍQUICOS, a médium(pitonisa) “teria
lido na mente” do rei SAUL,
“qual seria a aparência do Profeta SAMUEL”, e a descrevera como o
rei costumava vê-lo.
6. A pitonisa de En-Dor
temeu, visto que:
- Em seu transe, ela reconheceu o rei SAUL, o qual era conhecido como ”inimigo das práticas espiritistas” – conf. versículo 12.
“Vendo,
pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher falou a Saul, dizendo:
Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.”
- Ela viu um espírito adejando - [Mover as asas para manter-se em equilíbrio no ar; bater as asas; voar] - por cima da visão ou da suposta aparição, que com “prodígios de mentira” se fazia passar pelo Profeta SAMUEL. A feiticeira afirmou sua visão ao rei, com as seguintes palavras:
Ø 1ª. Afirmativa – “Vejo deuses
que sobem da terra.” – versículo 13.
Ø 2ª. Afirmativa – “E disse ela: Vem subindo
um homem ancião e está envolto numa capa.” – versículo 14.
7. De acordo com o texto
bíblico, “o próprio rei SAUL, não viu o Profeta SAMUEL”, apenas julgou entender
ser o Profeta. De acordo com a descrição da mulher feiticeira[a
médium], “ele mesmo supôs” que a personagem[espírito]
descrita, era o Profeta SAMUEL.
8. Quanto à “profecia” abordada
durante a sessão em En-Dor, J.K. VAN BAALEN no seu Livro O CAOS DAS SEITAS, dá as seguintes
respostas ao charlatanismo da pitonisa[feiticeira]:
- A mulher feiticeira, “percebeu o medo do rei SAUL”, de que “o seu fim era iminente”; e isso ela predisse.
- A mulher feiticeira, “tomou conhecimento da profecia feita antes” por SAMUEL – I Samuel 15.16,19 -, a qual vinha perseguindo SAUL.
I Samuel 15.16,19, - “Então,
disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o SENHOR me disse esta
noite. E ele disse-lhe: Fala. Por que, pois, não deste ouvidos à voz do SENHOR?
Antes, voaste ao despojo e fizeste o que era mal aos olhos do SENHOR. Porque a
rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e
idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou
a ti, para que não sejas rei.”
- D’us havia escolhido a DAVI para rei em seu lugar - I Samuel 16.1,2; 20.30,31; etc. -, “fatos estes conhecidos pela mulher adivinha”, razão pela qual a mesma disse o que ele[o rei], esperava ouvir.
I Samuel 16.1,2 – “Então,
disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado,
para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei
a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
Porém disse Samuel: Como irei eu? Pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então, disse
o SENHOR: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos e dize: Vim para sacrificar
ao SENHOR.”
I Samuel 20.30,31 – “Então,
se acendeu a ira de Saul contra Jônatas, e disse-lhe: Filho da perversa em
rebeldia; não sei eu que tens elegido o filho de Jessé, para vergonha tua e
para vergonha da nudez de tua mãe? Porque todos os dias que o filho de Jessé
viver sobre a terra nem tu serás firme, nem o teu reino; pelo que envia e
traze-mo nesta hora, porque é digno de morte.”
- Se um demônio se fazia passar por SAMUEL e falou por meio da pitonisa, então a mulher ter-se-ia lembrado da profecia de SAMUEL, fazendo uso dela
9. Não era
necessário que alguém fosse perito ou estrategista em guerras para prever
a derrota de SAUL e de Israel diante
dos filisteus.
E ainda…
Em todos os tempos, o salário do pecado é a morte. Sempre foi
e será!
Romanos 6.23 – “Porque o
salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por
Cristo Jesus, nosso Senhor.”
No
capítulo 15 de 1 Samuel, a questão dessa guerra já havia sido levantada bem antes
de Saul consultar a possuída mulher advinha, feiticeira, bruxa, (ou médium – nome dado pela doutrina do
espiritismo kardecista).
10. A parte final do vaticínio da “médium” não foi verdadeira no seu cumprimento,
pois nem Saul morreu no dia seguinte, nem morreram nesse dia todos os seus
filhos.
6.2. Profundezas de Satanás.
A melhor maneira de se definir
o ESPIRITISMO é chamá-lo
de "profundezas de Satanás".
Apocalipse 2.24 – “Mas eu vos digo a vós e aos restantes que
estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina e não conheceram, como
dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.”
Assim devemos ter sempre em mente
os fatos que mostram que Satanás:
- É o pai da mentira.
João 8.44 – “Vós tendes por pai ao diabo e quereis
satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se
firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala
do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”
- Sabe imitar a realidade com os seus embustes.
Êxodo 7.22 – “Porém os
magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de maneira que
o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.”
Êxodo 8.7 – “Então, os
magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos; e fizeram subir rãs sobre a
terra do Egito.”
- Se transforma em Anjo de Luz.
II Coríntios 11.14 – “E não é
maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.”
- Tem o poder de operar milagres.
II Tessalonicensses 2.9,10 – “… a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com
todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo engano da injustiça
para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.”
Aqueles que se envolvem com o ESPIRITISMO, “estão
sob(Debaixo de autoridade, comando, vontade, orientação) as malhas
da rede(sistema, reino) de Satanás”, correndo
o perigo de jamais se libertarem dela.
VII. PODEM OS MORTOS AJUDAR OS VIVOS?
Para saber se os mortos podem ou
não ajudar os vivos, “leia a história do rico e Lázaro”,
contada por JESUS no Evangelho de Lucas 16.19-31. Precisamente, os versículos 22
e 23 dizem:
“E aconteceu que o mendigo morreu e foi
levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi
sepultado. E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe
Abraão e Lázaro, no seu seio.”
7.1. Um Quadro Contrastante.
Veja que contraste: LÁZARO morre e “é
levado ao Paraíso de Deus”, enquanto o rico, ao morrer, “é
lançado no inferno de horror”, de onde, em agonia, clama: "Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e
manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua,
porque estou atormentado nesta chama" (v. 24).
Naquele instante de extrema dor e
sofrimento, um pequenino favor de LÁZARO seria
suficiente para amenizar o sofrimento daquele infeliz; porém, o pai ABRAÃO
respondeu: "...
Filho, lembra-te de que recebestes os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente
males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado. E, além disso, está posto
um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui
para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá" (vv.
25,26).
7.2. Algumas Conclusões desta Passagem à Luz das
Escrituras.
Feita uma análise desta passagem,
as conclusões a que chegamos são:
a) A vida no
porvir “será uma conseqüência natural da vida que se viveu aqui na Terra”:
LÁZARO, que era
piedoso e temente a Deus aqui, ao morrer foi levado para o Paraíso, enquanto o
homem rico, vaidoso e indiferente às necessidades dos outros, morreu e foi levado
para o inferno de trevas e sofrimento.
b) O lugar
onde serão lançados os perdidos “será um lugar de sofrimento eterno”,
e não um lugar de purificação e aperfeiçoamento dos espíritos.
c) Se ao
homem aqui, vivendo ímpia e perversamente, abre-se-lhe uma porta de escape após
a morte, como admite o espiritismo, “o Evangelho de Cristo deixa de ser o que é”,
ao passo que o sacrifício de CRISTO torna-se a coisa mais absurda
sobre a qual já se teve notícia.
d) Se um
falecido pudesse, de alguma forma ajudar os seus entes queridos vivos, “o
rico não teria rogado a ABRAÃO que enviasse LÁZARO ou um dos
mortos à casa dos seus irmãos”, a fim de adverti-los do perigo
de cair no inferno; ele mesmo teria feito isto.
e) Se fosse
possível que o espírito de um falecido pudesse ajudar os vivos, “Deus
teria permitido que LÁZARO, um dos mortos, ou o próprio
homem rico exercesse influência” junto aos parentes deste.
f) Tudo quanto o homem
precisa conhecer concernente à salvação e à vida eterna, acha-se exarado (registrado) nos Escritos de MOISÉS, dos Profetas, dos Evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e
João) e dos
Apóstolos de Nosso Senhor JESUS CRISTO - “…O primeiro, Simão(filho de Jonas – Jo 1.42), chamado Pedro, e André,
seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu;
Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão,
o Zelote, ce Judas Iscariotes, aquele que o traiu.” – (Mt 10.2-4).
Toda “a revelação divina escrita” encerra-se
nas seguintes palavras de JESUS CRISTO: "Eu testifico a
todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes
acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas
neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta
profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da Cidade Santa, que
estão descritas neste livro" (Ap 22.18,19).
Assim, os chamados ‘bons ensinamentos’ dos espíritos dos mortos, defendidos pelo ESPIRITISMO, nada mais são do que ensinamentos
de demônios, pois apresentam-se como nova fonte de revelação,
em detrimento da verdadeira revelação de
DEUS — a Bíblia Sagrada.
VIII. VOCABULÁRIO ESPÍRITA.
Assim como a pessoa é conhecida pelo vocabulário
que usa, de igual modo O
ESPIRITISMO
é mais bem identificado por seu vocabulário, usado para comunicar os seus
enganos. É evidente que muitas das palavras seguintes, usadas no
linguajar espiritista, podem ter diferentes sentidos, por
exemplo, de acordo com a ciência. Porém, na relação a seguir, vamos dar o significado
de cada palavra, de acordo com a interpretação dada pelo próprio ESPIRITISMO.
8.1. Palavras de Engano.
Do grande universo de termos usados pelo ESPIRITISMO, destacam-se os
seguintes:
• Médium
- Pessoa a quem se atribui o poder de se comunicar com espíritos de pessoas
mortas.
• Mediunidade
- É o fenômeno em que uma pessoa recebe um outro espírito, supostamente de uma
pessoa falecida, sendo que esse espírito recebido passa a dominar a mente do mé-dium
que recebe o controle e o domínio do seu próprio corpo.
• Clarividência
e Clariaudiência - Fenômenos segundo os quais uma pessoa pode
sentir, observar e ver os espíritos que a rodeiam, servindo de elo de ligação e
comunicação entre o mundo visível e o invisível.
• Levitação
- Força psíquica gerada por uma ou mais mentes na imposição de mãos, onde um
objeto ou uma pessoa pode elevar-se do solo. E muito praticada na parapsicologia,
que é uma falsa ciência.
•
Telepatia - Comunicação por via sensorial entre duas mentes à
distância; transmissão de pensamento.
• Criptestesia
- E o fenômeno da sensação do oculto, ou seja, o conhecimento de um fato transmitido
por um morto, sem conhecimento de nenhum vivo.
• Premonição
- Sensação, pressentimento do que vai suceder.
• Metagnomia
- É a resolução de problemas matemáticos, obras artísticas que se produzem e
línguas desconhecidas que se decifram (lembre-se de que isto nada tem a ver com
nenhum dos dons do Espírito Santo).
• Telecinésia
- Movimentos de objetos, toque de instrumentos musicais, alterações de balanços
sem o toque de mãos.
• Idioplastia
- É a alteração do corpo físico em virtude do pensamento.
8.2. Características Desses Fenômenos.
CÁSSIO COLOMBO, em um "Estudo Sobre o Espiritismo", chama a nossa atenção para
o fato de que esses "fenômenos":
· Não são fatos comuns da
vida; antes, impressionam pela sua anormalidade.
· Ocorrem apenas com
determinadas pessoas, que também recebem o nome de "clarividentes" ou
"médiuns".
· Todos são, pelo menos na
aparência, fatos inteligentes.
· São fenômenos que
ninguém tem a consciência de causas. Daí a atribuí-los cada qual a outrem, ou
seja, não há entidade responsável pelos trabalhos.
· Os fenômenos
metapsíquicos independem de espaço e de tempo. Há conhecimento direto, imediato.
· Há condições necessárias
para as manifestações metapsíquicas: concentração, penumbra, etc. O medo, a
desconfiança e o sarcasmo perturbam essas manifestações.
· Há quase sempre o que se
tem chamado de projeção, isto é, os fenômenos são objetivos e não subjetivos.
Não há alucinações.
· As mensagens mediúnicas
são muitas vezes apresentadas de modo simbólico. Exemplo: para simbolizar uma
morte, surge uma despedida.
· Os fenômenos referidos
várias vezes ocorrem na hora da morte, supondo-se que, neste caso, os fenômenos
surjam por causa da tensão emotiva e das condições vitais, que, fugindo à
regra, permitem a manifestação das forças latentes do espírito.
· Há comportamento nas
manifestações metapsíquicas que parecem expressar existência de personalidades
diferentes dos que tomam parte da sessão. É o caso da fraude e da fantasia
comuns no ESPIRITISMO.
IX. O ESPIRITISMO E AS SUAS CRENÇAS.
Já dissemos que as duas principais estacas de
sustentação do ESPIRITISMO são “o dogma da reencarnação” e “a alegada possibilidade de os vivos se
comunicarem com os espíritos dos mortos”. Mas a doutrina espiritista é
muito mais que isto, como é mostrado a seguir.
9.1.
Complexo Doutrinário.
O conjunto de doutrinas do ESPIRITISMO é grande e complexo. Na
verdade constitui-se num esquema de negação de toda a doutrina bíblica cristã.
Veja, por exemplo, o que crê o ESPIRITISMO acerca dos seguintes temas da doutrina cristã.
· "Ab-rogamos a idéia
de um Deus pessoal" - (The Physical Phenomena in Spiritualism Revealed).
· "Deve-se
entender que existem tantos deuses quantas são as mentes que necessitam de um
deus para adorar; não apenas um, dois, ou três, mas muitos" - (The Banner
of Light, 03.02.1866).
9.1.2. Cristo.
· “Qual
é o sentido da palavra Cristo? Não é, como se supõe geralmente, o Filho do Criador
de todas as coisas? Qualquer ser justo e perfeito é Cristo” – (Spiritual Telegraph,
n°. 37).
· “Não
obstante, parece que todo o testemunho recebido dos espíritos avançados mostra
apenas que Cristo era um médium e um reformador da Judéia, e que agora é um
espírito avançado na sexta esfera” – (Palavras do Dr. Weisse, citado por
Hanson, em Demonology or Spiritualism).
· “Cristo
foi um homem bom, mas não poderia ter sido divino, exceto no sentido, talvez em
que todos somos divinos” – (Mensagem por um “espírito”, citado por Raupert em
Spiritist Phenomena and Their Interpretatiorí).
9.1.3. A Expiação.
· "A
doutrina ortodoxa da Expiação é um remanescente dos maiores absurdos dos tempos
primitivos, e é imoral desde o âmago... A razão dessa doutrina é que o homem
nasce neste mundo como pecador perdido, arruinado, merecedor do inferno. Que
mentira ultrajante!... — Porventura o sangue não ferve de indignação ante tal
doutrina?" (Médium and Daybreak).
9.1.4. A Queda.
·
"Nunca
houve qualquer evidência de uma queda do homem" (A. Conan Doyle).
· "Precisamos
rejeitar o conceito de criaturas caídas. Pela queda deve-se entender a descida
do espírito à matéria" (The True Light).
9.1.5. O Inferno.
· "Posso
dizer que o inferno é eliminado totalmente, como há muito tem sido eliminado do
pensamento de todo homem sensato. Essa idéia odiosa, tão blasfema em relação ao
Criador, originou-se do exagero de frases orientais, e talvez tenha tido sua
utilidade em uma era brutal, quando os homens eram assustados com chamas, como
as feras são espantadas pelos viajantes" (A. Conan Doyle, em Outlines of
Spiritualism).
9.1.6. A Igreja.
· "Passo
a passo avançou a Igreja Cristã, e ao fazê-lo, passo a passo a tocha do espiritismo
foi retrocedendo, até que quase não se podia mais perceber uma fagulha brilhante
em meio às trevas espessas... Por mais de mil e oitocentos anos a chamada
Igreja Cristã se tem imposto entre os mortais e os espíritos, barrando toda
oportunidade de progresso e desenvolvimento. Atualmente, ela se ergue como
completa barreira ao progresso humano, como já fazia há mil e oitocentos
anos" (Mmd and Matter, 08.05.1880).
· "Se
o Cristianismo sobreviver, o espiritismo deve morrer; e se o espiritismo tiver
de sobreviver, o Cristianismo deve desaparecer. São a antítese um do
outro..." (Mmd and Matter, junho de 1880).
9.1.7. A Bíblia.
· "Asseverar
que ela [a Bíblia] é um livro santo e divino, e que Deus inspirou os seus escritores
para tornar conhecida a vontade divina, é um grosseiro ultraje e um logro para
com o público" (Outlines of Spiritualism).
· "Gostamos
pouco de discutir baseados na Bíblia, porque, além de a conhecermos mal,
encontramos nela, misturados com os mais santos e sábios ensinamentos, os mais
descabidos e inaceitáveis absurdos" (Carlos lmbassahy, O Espiritismo Analisado).
9.2. Refutação Bíblica dessas Afirmações Erradas.
A Bíblia Sagrada, a espada do Espírito Santo,
lança a doutrina espiritista por terra, e declara em alto e bom som, que:
9.2.1. Deus.
a) É um ser pessoal.
· João
17.3 – “E a vida eterna é esta: que conheçam a
ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”
· SaImo
116.1,2 – “Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha
voz e a minha súplica. Porque inclinou para mim os seus ouvidos; portanto,
invocá-lo-ei enquanto viver.”
· Gênesis
6.6 – “Então, arrependeu-se o SENHOR de haver
feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.”
·
Apocalipse
3.19 – “Eu repreendo e castigo a todos quantos
amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te.”
b) É um ser único.
·
Deuteronômio
6.4 – “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o
único SENHOR.”
·
Isaías
45.5,18 – “Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de
mim, não há deus; eu te cingirei, ainda que tu me não conheças. Porque assim
diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra e a fez; ele a
estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o
SENHOR, e não há outro.”
·
I
Timóteo 1.17 – “Ora, ao Rei dos
séculos, imortal, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o
sempre. Amém.”
· Judas 1.25 – “… ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso
Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos,
agora e para todo o sempre. Amém!”
9.2.2. Jesus Cristo.
a) Foi superior aos homens.
· Hebreus
7.26 – “Porque nos convinha tal sumo sacerdote,
santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que
os céus, …”
b) É apresentado na Bíblia
como profeta, sacerdote e rei, e nunca como médium.
·
Atos
3.19-24 – “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos,
para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do
refrigério pela presença do Senhor. E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos
foi pregado, o qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de
tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o
princípio. Porque Moisés disse: O Senhor, vosso Deus, levantará dentre vossos
irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E
acontecerá que toda alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o
povo. E todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também
anunciaram estes dias.”
·
Hebreus
7.26,27 – “Porque nos convinha tal sumo sacerdote,
santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que
os céus, que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia
sacrifícios, primeiramente, por seus próprios pecados e, depois, pelos do povo;
porque isso fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.”
·
Filipenses
2.9-11 – “Pelo que também Deus o exaltou
soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de
Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da
terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus
Pai.”
9.2.3. A Expiação.
a) Foi um ato voluntário de
Cristo.
·
Tito
2.14 – “… o qual se deu a si mesmo por nós, para
nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso
de boas obras.”
b) É alcançada como
conseqüência da fé.
·
Atos
10.43 – “A este dão testemunho todos os profetas,
de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.”
c) É adquirida pelo sangue
de Cristo, segundo a riqueza da sua graça.
· Efésios
1.7 – “Em quem temos a redenção pelo seu
sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,…”
9.2.4. A Queda.
a) Sobreveio como
conseqüência da desobediência de Adão.
·
Romanos
5.12,15,19 – “Pelo que, como por um
homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte
passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. Mas não é assim o dom
gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito
mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo,
abundou sobre muitos. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos
foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos
justos.”
b) Decorreu da tentação do
diabo.
· Gênesis
3.1-5 – “Ora, a serpente era mais astuta que
todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à
mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse
a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da
árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis,
para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: Certamente não
morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os
vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.”
·
I
Timóteo 2.14 – “E Adão não foi
enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.”
9.2.5. O Inferno.
a) Foi preparado para o
diabo e seus anjos.
·
Mateus
25.41 – “Então, dirá também aos que estiverem à
sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para
o diabo e seus anjos;…”
b) Fica embaixo.
·
Provérbios
15.24 – “Para o sábio, o caminho da vida é para
cima, para que ele se desvie do inferno que está embaixo.”
·
Lucas
10.15 – “E tu, Cafarnaum, serás levantada até ao
céu? Até ao inferno serás abatida.”
c) Será a habitação final e
eterna dos perversos.
·
SaImos
9.7 – “Mas o SENHOR está assentado
perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar.”
·
Jó
26.6 – “O inferno está nu perante ele, e não há
coberta para a perdição.”
·
Salmos
9.17 – “Os ímpios serão lançados no inferno e
todas as nações que se esquecem de Deus.”
·
Mateus
13.40 – “Assim como o joio é colhido e queimado
no fogo, assim será na consumação deste mundo.”
·
Judas
1.6 – “e aos anjos que não guardaram o seu
principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em
prisões eternas até ao juízo daquele grande Dia; …”
·
Provérbios
9.18 – “Mas não sabem que ali estão os mortos,
que os seus convidados estão nas profundezas do inferno.”
·
Marcos
9.45 – “E, se o teu pé te escandalizar, corta-o;
melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no
inferno, no fogo que nunca se apaga, …”
· Apocalipse
20.14 – “E a morte e o inferno foram lançados no
lago de fogo. Esta é a segunda morte.”
9.2.6. A Igreja.
a) Foi fundada por Jesus
Cristo.
·
Mateus
16.18 – “Pois também eu te digo que tu és Pedro e
sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela.”
b) Jamais será vencida.
·
Mateus
16.18 – “Pois também eu te digo que tu és Pedro e
sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela.”
c) É guardada pelo Senhor.
·
Apocalipse
3.10 – “Como guardaste a palavra da minha
paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo
o mundo, para tentar os que habitam na terra.”
9.2.7. A Bíblia.
a) É a
Palavra de Deus.
· II Samuel 22.31 – “O caminho
de Deus é perfeito, e a palavra do SENHOR, refinada; ele é o escudo de todos os
que nele confiam.”
· SaImos 12.6 – “As
palavras do SENHOR são palavras puras como prata refinada em forno de barro e
purificada sete vezes.”
·
Jeremias 1.12 – “E
disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.”
b) Foi
escrita sob inspiração divina.
· I Pedro 2.20,21 – “Porque
que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas, se fazendo
o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. Porque para isto
sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para
que sigais as suas pisadas, …”
c) É absolutamente
digna de confiança.
· SaImos 111.7 – “As obras
das suas mãos são verdade e juízo; fiéis, todos os seus mandamentos.”
d) É descrita
como:
- Pura.
Salmos
19.8 – “Os preceitos do SENHOR são
retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e alumia os olhos.”
·
Espiritual.
Romanos
7.14 – “Porque bem sabemos que a
lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.”
·
Santa, justa e boa.
Romanos
7.12 – “Assim, a lei é santa; e o
mandamento, santo, justo e bom.”
·
Ilimitada.
Salmos
119.96 – “A toda perfeição vi
limite, mas o teu mandamento é amplíssimo.”
·
Perfeita.
Salmos
19.7 – “A lei do SENHOR é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é
fiel e dá sabedoria aos símplices.”
Romanos
12.2 – “E não vos conformeis com
este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que
experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
·
Verdadeira.
Salmos
119.142 – “A tua justiça é uma
justiça eterna, e a tua lei é a verdade.”
·
Não Pesada.
I João 5.3
– “Porque esta é a caridade de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os
seus mandamentos não são pesados.”
( FIM )
SHALOM ADHONAI YESHUA
BARÚCH HÁ SHEM!
FONTES DE PESQUISAS:
A Bíblia de Estudo Pentecostal – BEP, versão de Almeida, Revista e
Corrigida, edição 1995 – Casa Publicadora das Assembléias de Deus – CPAD, em
CD-ROM; Bíblia impressa edição 1995; Bíblia de Almeida Revista e Corrigida
(ARC),edição de 1995, da Sociedade Bíblica do Brasil. Bíblia Nova Tradução.
A PAZ DO SENHOR !
O SENHOR JESUS VIVE E REINA PARA SEMPRE!
VOZ MISSIONÁRIA